Relacionado com a presença do professor está a proximidade. O sucesso ou insucesso de um curso online depende dos comportamentos de proximidade mostrados pelo professor. Para os alunos, um professor online ideal, seria aquele que parece que estar presente todos os dias e a todas as horas.
Larose e Whitten (2000) aplicam o conceito de proximidade do professor online no âmbito da teoria sócio-cognitiva. Eles consideram a proximidade do professor como “os comportamentos de ensino que promovem a aproximação ao outro e a interacção não verbal com o outro”. A proximidade do professor é um factor de motivação, conciliando a aprendizagem cognitiva com a social.
Para Anderson e al (2001) o professor deverá desempenhar três papéis importantes para criar a presença de ensino em contextos de cursos on-line:
1º design e organização,
2º discurso facilitador,
3º instruções directas fornecidas aos alunos.
A presença de ensino começa antes do início das aulas, quando o professor desenha e prepara o plano do curso e continua quando o professor facilita o discurso e dá instruções directas, sempre que estas sejam solicitadas alunos, Garrison et al. (2000).
A Tabela - Organização e planeamento educacional - apresenta os indicadores e respectivos exemplos dos aspectos relacionados com o design e organização da responsabilidade do professor enquanto decorre o curso online (Anderson et al., 2001).
Indicadores -> Exemplos
Estabelecer o curriculum ->"Esta semana vamos discutir...."
Desenhar os métodos -> "Vou dividi-los em grupos e cada grupo vai debater tal tema..."
Determinar os parâmetros temporais ->"Por favor enviem as vossas mensagens até sexta-feira..."
Incentivar o uso correcto do medium ->"Tentem endereçar questões que os colegas possam salientar ou destacar..."
Estabelecer a "netiquette" ->"Mantenham as vossas mensagens sucintas e centradas no tema..."
A presença de ensino está relacionada com a aprendizagem dos alunos. Se a aprendizagem online não é eficaz, pode ser pela falta de uma presença de ensino eficaz, de uma liderança e direcção equilibrada, levada a cabo pelo professor.
As investigações feitas levam-nos a concluir que a progressão da aprendizagem dos estudantes depende da presença e atitude do professor que orienta o discurso crítico.
Sem comentários:
Enviar um comentário